Desperta Tu que dorme!!!

07/06/2011



Há pelo menos três sentidos para o verbo “dormir” nas Escrituras. O primeiro, obviamente, refere-se ao sono natural, aquele que Pedro, João e Tiago sentiram quando foram levados por Jesus ao Monte da Transfiguração para orar (Lucas 9:28). O segundo, no sentido de “morrer”, como por exemplo, em I Tessalonicenses 4:13: Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem... O terceiro emprego do verbo descreve a apatia para com o Evangelho e o Espírito Santo que assola muitos crentes, o sono espiritual.

O Senhor nos mostrou em sua Palavra algumas características dos crentes que vivem em sonolência: a) São crentes que envergonham (Pv 10:5 O que ajunta no verão é filho entendido, mas o que dorme na sega é filho que envergonha); b) São indiferentes às mortes dos ímpios (Is 56:10 Todos atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; andam adormecidos, estão deitados e amam o tosquenejar); c) Não têm visão da glória de Deus (como os discípulos em Lc 9:28-36).

O apóstolo Paulo exortou os cristãos sonolentos em pelo menos três de suas Epístolas. Em Romanos 13:11-14, o apóstolo adverte: Já é hora de despertardes do sono (v. 11).  Neste texto aprendemos pelo menos mais três verdades sobre o crente que dorme espiritualmente: i) Ele não reconhece o “tempo de Deus”, as oportunidades e a urgência da Obra (v. 11); ii) Ele vive como os que “são da noite”, em desonestidade, imoralidade, bebedice, glutonaria, contendas... (v. 13); iii) Ele tem muito pouco de Jesus Cristo em sua pessoa (v. 14: despertar é revestir-se de Jesus).

Este ensino é enfatizado por Paulo também em I Tessalonicenses 5:5 e 6. A terceira Epístola onde o apóstolo exorta os cristãos sonolentos é Efésios 5:14 e 15. Aqui o Senhor nos mostra outra verdade: o sono espiritual leva o crente a viver como se estivesse morto! (v. 14: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos). Lembre-se que para Deus estão mortas as pessoas que ainda não foram lavadas no sangue do Cordeiro (Lc 9:60 e Ef 2:1-5).

Paulo Rogério Petrizi

1 comentários:

MULHER ÁGAPE disse...

PAZ....vim te dizer que seus blogs são bençãos, estou fazendo parte do blog MULHERES VIRTUOSAS, não sei se ainda não fazes parte, mas se não ainda, vai la e te cadastra..Okkkk...fica na paz amada, eu profetizo muitas bençãos sobre tu e tua casa...abraços.


Endereço do blog
http://mulheresvirtuosas.ning.com/